Em sua viagem para Lisboa, não deixe de conhecer o Castelo de Sao Jorge, que é um dos principais pontos turísticos de Portugal. O Castelo de São Jorge fica localizado no ponto mais alto da Alfama, o mais antigo bairro de Lisboa e foi construído no século V pelos visigodos. As ruas estreitas e enladeiradas do bairro ajudavam na defesa da cidade, guardada pelas muralhas do Castelo de São Jorge.
Aberto ao público 7 dias por semana, o Castelo de São Jorge é hoje um local onde se pode conhecer um pouco da história de Lisboa e Portugal na Exposição Permanente, explorar os vestígios do bairro islâmico do século XI no Sítio Arqueológico, descobrir vistas inéditas e magníficas da cidade na Câmara Escura, passear pelos jardins e mirantes, de onde também dá para ter uma visão incrível de Lisboa ou até mesmo fazer uma pausa no Café do Castelo e se deliciar com um tradicional pastel de belém.

Muralhas do Castelo de São Jorge
Em nossa visita optamos por fazer o tour sem guia e fomos nos perdendo pela história fascinante que está presente em cada canto desse monumento, mas se você preferir é possível fazer o tour guiado.
O Castelo de São Jorge já foi o local onde se receberam muitos personagens ilustres de todo o mundo, aclamarem-se reis ao longo dos séculos XIV, XV e XVI mas também em outras épocas, ao longo de sua história, serviu de teatro, prisão e depósito de armas tendo um caráter militar até o início do século XX.

Interior do Castelo de São Jorge

Turistas passeando pelo Castelo de São Jorge.
O grande terremoto de 1755 deixou em ruínas grande parte das muralhas e passou a haver o aparecimento de muitas construções novas que foram escondendo as ruínas mais antigas. Apenas em meados do século XX, com grandes obras de restauração, é que o Castelo de Sao Jorge foi redescoberto e as antigas construções foram restauradas. O castelo então readquiriu a sua imponência de outrora e foi devolvido ao usufruto dos cidadãos.
Já no final do século XX, as investigações arqueológicas promovidas em várias zonas contribuíram, de forma singular, para constatar a antiguidade da ocupação no topo da colina e confirmar o inestimável valor histórico que fundamentou a classificação do Castelo de São Jorge como Monumento Nacional.
Dicas de como chegar ao Castelo de Sao Jorge:
Como ele fica no alto da Alfama vale a pena lembrar ao nosso leitor que a subida é bem íngreme e pode ser muito desgastante e cansativa para pessoas que tenham certos problemas de saúde. Se você se encaixa nesse perfil ou mesmo não tem tanta disposição para subir as ladeiras, sugerimos que você utilize o bonde porque ele é o único meio de transporte que vai deixar você mais próximo a entrada do Castelo.

Bondes que fazem o trajeto até o Castelo de São Jorge

Vista de Lisboa dos muros do Castelo de São Jorge (ao fundo, Rio Tejo)
De toda forma é possível fazer a caminhada até o Castelo bem devagar, aproveitando o melhor das charmosas ruas da Alfama e se for na hora do almoço, sugerimos uma parada para comer um delicioso e autêntico bacalhau de Portugal. Não esqueça de ir com com um calçado bem confortável e roupas leves, principalmente no Verão. Costumam ocorrer principalmente a noite no Verão e na Primavera, alguns eventos ligados a dança e teatro no Castelo tanto para adultos como para crianças.
Horário de visitação:
De 1 Novembro a 28 Fevereiro – 09h – 18h ( o castelo está fechado nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1° de janeiro)
De 1 Março a 31 Outubro – 09h – 21h (o castelo está fechado no dia 1° de Maio)
Observação: A entrada só é permitida até 30 minutos antes do horário de encerramento e é paga.
Dicas de hotéis próximos ao Castelo de São Jorge:
Selecionamos alguns hotéis para você que quer ficar próximo ao castelo, que fica na parte central da cidade. É uma ótima região para se hospedar, pois você ficará perto de outros pontos turísticos famosos e imperdíveis, além de ser uma região com muitos restaurantes e comércio em geral que você pode acessar a pé. Segue as nossas dicas de hospedagem:
Hotel Lis – Baixa
Está localizado no centro da cidade de Lisboa, próximo a Praça do Comércio, ao Elevador de Santa Justa e da rua Augusta, repleta de lojas e restaurantes. A Estação de Trem do Rossio e a Estação de Metrô podem ser alcançadas em menos de 5 minutos a pé. O castelo de São Jorge está a cerca de 300 metros. Para saber mais informações ou reservar esse hotel, clique no link a seguir:
http://megaroteiros.com.br/HotelLis
The Beautique Hotels Figueira
Esse hotel 4 estrelas, está situado a 300 metros do castelo e a 400 metros da Estação Ferroviária do Rossio. Para saber mais informações ou reservar esse hotel, clique no link a seguir:
http://megaroteiros.com.br/TheBeautiqueHotelsFigueira
Hotel Gat Rossio
O famoso Castelo de São Jorge está a 700 metros e a Estação de Trem do Rossio está a 50 m do hotel. A Avenida da Liberdade fica a apenas 4 minutos a pé do local. Para saber mais informações ou reservar esse hotel, clique no link a seguir:
http://megaroteiros.com.br/gatrossio
Lisbon Destination Hostel
Esse hostel está a apenas 600 metros do castelo e fica a apenas 150 metros da Praça e da Estação do Rossio (150 m) e da Estação de Metrô Restauradores. Para saber mais informações ou reservar esse hotel, clique no link a seguir:
http://megaroteiros.com.br/lisbonhostel
Para mais informações sobre o castelo de Sao Jorge, acesse o site:
Castelo de Sao Jorge, tudo o que você precisa saber para visitá-lo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário