Páginas

Banner top

terça-feira, 10 de abril de 2012

Como dirigir nos Estados Unidos

     Todos me perguntam como é dirigir nos Estados Unidos. Então resolvi fazer esta nota para passar as principais dicas para você que pretende dirigir nos EUA.
     Inicialmente vale dizer que nossa carteira de motorista é aceita naquele país junto com o seu passaporte é claro! Não é preciso tirar nenhum outro documento nos Detrans daqui e nossas carteiras são aceitas para alugar um carro sem problema algum. Não sei dizer se é aceito para alugar trailers (RVs) nos EUA.
      Dirigir lá é muito fácil. Primeiro que o sentido da mão é igual ao nosso – não é como a mão Inglesa. Segundo as ruas e estradas são ótimas, sem buracos e com um sinalização (horizontal e vertical) perfeita. Siga a risca a sinalização, ela não é como a do Brasil. Se tem uma placa dizendo que é para você parar, você tem que parar mesmo e não só diminuir a velocidade e prosseguir.

 1 - Velocidade

     Todas as vias e rodovias tem sua velocidade máxima que deve ser 100% respeitada. A polícia parece que brota do asfalto e está sempre fiscalizando as ruas e é claro a sua velocidade, então respeite se não quiser levar uma multa salgada por excesso de velocidade.
     Apesar das vias terem a sua velocidade máxima, todas as curvas mais fechadas tem a sua própria velocidade de segurança que eu aprendi a respeitar pois retrata bem o quanto a curva é fechada ou não (veja a foto abaixo).


 2 – Cruzamentos

       Outro ponto que causa grande dúvida nos Brasileiros são os cruzamentos. Os grandes possuem semáforos que ditam os tempos para cada um dos lados e para os pedestres, já os menores seguem a regra do quem chega primeiro (vou explicar tudinho).
       Os grandes cruzamentos que possuem os semáforos são simples, a não ser na hora de fazer uma conversão e na hora de dar a preferência ao pedestre. No caso da conversão, quando o semáforo abrir você deve ir até o meio do cruzamento, esperar todos os carros da mão contrária passar e então seguir o seu caminho, se não houver semáforos específicos com uma seta apontando quando você deve ou não fazer a conversão.
       O pedestre sempre tem preferência quando o semáforo abrir. Por exemplo: digamos que você queira fazer uma conversão a direita. Quando o semáforo abrir para você, ele também abrirá para o pedestre. Neste caso você deve avançar um pouco e esperar os pedestres passarem para você completar a sua conversão. Dica: o semáforo de pedestre conta um tempo para o mesmo passar e ao lado da contagem há uma mão que muda de cor (vermelha e verde). Esta mão ajuda o motorista a entender quando é e quando não é a vez do pedestre.


      Os cruzamentos menores seguem a regra do quem chega primeiro. Isso mesmo! Essa regra existe no trânsito das pequenas, médias e grandes cidades.... e funciona bem!!!!! Quando você chegar a um cruzamento destes, PARE e preste atenção em quem chegou primeiro. Ele vai sair primeiro e você depois. Se houver mais de um carro, em mais de duas ou três ruas, a regra segue a mesma lógica. Fique atento e tudo sairá corretamente. Isso vai te impressionar!

 3 – Estacionamento

 Nos EUA estacionamento é coisa séria. Todas as cidades tem suas regras e você deve prestar atenção às placas de estacionamento que dizem o que você não deve fazer. Na maioria das vezes, se precisar pagar, isso será feito nos paquímetros. Na grande maioria deles os cartões de crédito são aceitos, mas alguns só funcionam com moedinhas, então prepare-se e tenha sempre um trocadinho em moedas com você.

 4 – Estradas

      Há dois tipos de estradas: as Freeways e as Highways. Estas últimas são qualquer tipo de estrada que contenha retenções no caminho (cruzamentos, semáforos, etc.). As Freeways não contém nenhuma interrupção e as entradas e saídas são pelas laterais.
      Em algumas Freeways há uma faixa exclusiva para carros que possuem duas ou mais pessoas. Só trafegue nestas vias se você se enquadrar nesta regra. Para identificar esta faixa, procure por um sinal ou placa como o da imagem abaixo. É fácil e pode te ajudar nos congestionamentos.


 5 – Abastecer

        Frentistas são coisas do passado (ou nunca existiram) nos USA! Lá quem faz tudo é você. Para abastecer pare o carro com a boca do tanque próximo à bomba escolhida, passe o seu cartão na bomba, digite o seu CEP do Brasil quando a máquina lhe requisitar o ZIP CODE, retire a mangueira, escolha o tipo de gasolina que você deseja, coloque-a na boca do tanque e aperte até encher ou até colo  car o tanto que quiser. Fácil não?



      Agora se você não quiser pagar com cartão ou se tiver problemas vá até a loja de conveniência e solicite ao atendente ajuda ou pague para ele o tanto que pretende colocar, dizendo o número da bomba que você vai usar.
      Dica: Ao lado das bombas há pequenos tanques de água com umas vassourinhas com rodinhos (similar a que o pessoal utiliza para lavar os para brisas nos semáforos em algumas grandes cidades do país) para que você mesmo possa lavar os vidros do seu carro. Isso lhe ajudará em viagens longas.


 
 6 – Regras gerais e como elas são repassadas a você.

      Em linhas gerais tudo o que é proibido nos EUA é dito a você por meio das placas. O que não é dito é permitido. Exemplo: se em um cruzamento não houver a placa de proibido retornar, você pode retornar respeitando a preferencia de quem já vem na via.

      Abaixo estão algumas das placas de trânsito que você verá nas ruas e estradas americanas.


 7 – Dirigir na neve

       Este é um momento totalmente diferente para nós Brasileiros. Dirigir na neve é algo quase que impossível se não sair do nosso país, portanto a melhor dica é ter muito cuidado. O piso fica extremamente escorregadio e o gelo que se forma pode ser fatal. Vou passar algumas dicas de como melhorar este momento.
       Dica 1: Procure alugar SUVs de grande porte, com 4 X 4 (tração quatro por quatro) e com pneus para neve (que também podem roda em asfalto sem neve, é claro). Isso fará com que você não precise, na maioria das vezes, colocar correntes nos pneus.
       Dica 2: Os pneus de neve são identificados pelas siglas MS escritas na banda  lateral.
Veja a descrição que está no site da Pirelli:”Pneus de inverno, também chamados pneus de neve, tempo frio ou térmicos e identificados pela marcação M+S (Mud&Snow – Lama e Neve) existente na lateral dos pneus junto com o desenho de uma montanha com um floco de neve. Legalmente a marcação M+S sozinha é suficiente para identificar um pneu de inverno, mas a indústria de pneus tem adotado a marcação de floco de neve para diferenciar os pneus de inverno reais (M+S e flocos de neve) dos pneus de toda estação (apenas M+S).” - publicado em:  http://www.pirelli.com/tyre/br/pt/car/genericPage/all_about_tyres.
        Dica 3: Se precisar colocar correntes nos pneus, procure ajuda de quem sabe. Esta atividade me pareceu um tanto complexa.
        Dica 4: Respeite totalmente a sinalização na área de neve, ela será sua melhor amiga!


       Bem pessoal, estas são as dicas que tenho para passar para quem vai dirigir nos EUA. Se você possuir mais alguma dica ou sugestão escreva aqui no blog. O espaço é aberto!

Até mais,
Fernando

Um comentário:

  1. Oi Fernando,
    Estou morando aqui nos EUA, e ianda nao consegui tirar a carteira.
    Quando fui na Dmv eles me disseram que preciso estudar online o manual,somente ingles ou espanhol entao estudei!
    Quando fui faze-lo nao passei aff...
    Vc poderia me dar alguns conselhos ou dicas como faco para passar nesse teste e dificil pacas!!!!
    Forte abraco!

    ResponderExcluir